me
nu
11 3230.7744
19 2660.2575
O que é nuvem hibrida e quais são suas vantagens

O que é nuvem hibrida e quais são suas vantagens

No cenário de permanente inovação das soluções de TI, as recentes mudanças nas rotinas dos ambientes corporativos – que estão cada vez mais apostando na mobilidade e no teletrabalho – levaram os desenvolvedores e gerentes a encontrar soluções que garantam esses atributos com segurança para manter ativas as operações e garantir o acesso a dados das corporações.

Pensando nisso, muitas empresas estão apostando na aplicação da nuvem híbrida como solução de armazenamento de dados. No entanto, esse termo está ainda em fase de popularização e, por isso, ainda carece de esclarecimentos. Por isso, preparamos pra você um resumo especial que pode orientar na aquisição desse serviço para a sua empresa. Acompanhe!

 

O que é a nuvem híbrida?

Como o próprio nome diz, trata-se de uma mescla entre serviços já conhecidos. A nuvem híbrida mescla atributos do sistema de armazenamento em nuvem dos ambientes públicos com a nuvem privada para configurar o ambiente de cloud computing. Na prática, a estrutura se aproveita de funções presentes na nuvem pública, com acesso disponível pela internet, e soma a elas um ambiente de acesso restrito, controlado e gerido diretamente pela equipe de TI.

Com a funcionalidade de integrar vantagens da nuvem pública e privada, o sistema híbrido de infraestrutura é altamente vantajoso.  Aqueles dados, plataformas e aplicativos que precisam ser compartilhados com parceiros comerciais e usuários, por exemplo, podem conviver na mesma infraestrutura de registros mais restritos, que precisam de acesso controlado ou com validação de identidade.

 

Quais as vantagens desse serviço?

A adoção de um sistema híbrido de clud computing facilita a gestão e amplia a disponibilidade das aplicações, garantindo mobilidade aos usuários e, num nível mais profundo, até mais qualidade de vida para os usuários – que, dependendo do caso, podem trabalhar remotamente, sem a necessidade de se deslocarem aos escritórios, por exemplo. Acompanhe aqui alguns dos benefícios desse sistema:

 

- Alta performance e garantia de disponibilidade dos serviços: ao mesmo tempo que garante mais robustez aos acessos, evitando interrupções, o sistema híbrido oferece fluidez no tráfego dos dados

- Elevada possibilidade de personalização: os níveis de privacidade, rastreabilidade e autenticação dos dados podem ser configurados para atender de modo customizado as necessidades da empresa, dependendo do tamanho, do segmento e da demanda de dados online.

- Aproveitamento da infraestrutura pré-existente: caso venha a implantar a nuvem híbrida, a empresa pode aproveitar, caso tenha, os recursos já disponíveis nas próprias nuvens privadas, gerando a interface com serviços da nuvem pública. Essa vantagem é importante porque vivemos ainda num contexto em que desenhos tradicionais de engenharia da computação, baseados na operação presencial, estão em diálogo com ferramentas de acesso remoto.

- Custo de implantação acessível: com a nuvem híbrida, a empresa dispõe de escalabilidade, ou seja, pode ampliar a demanda de dados sem necessariamente investir em estrutura física de armazenamento. Ao mesmo tempo, com softwares já disponíveis no mercado, é possível garantir acesso a dados estratégicos com mobilidade e, até mesmo, acessar relatórios de desempenho em tempo real de forma remota.

 

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre dicas de proteção dos ambientes corporativos de TI.

compartilhe:
Outras notícias
Baixe nossa apresentação
© Aviti soluções em tecnologia - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade