me
nu
11 3230.7744
19 2660.2575
Segurança da informação e os riscos de invasões nos ambientes de TI das empresas

Segurança da informação e os riscos de invasões nos ambientes de TI das empresas

A primeira quinzena do mês de novembro de 2020 foi marcada por episódios que chamam a atenção dos profissionais envolvidos no universo da segurança da informação. No dia 3 de novembro, funcionários do Ministério da Saúde reportaram dificuldade de trabalho por conta de infecções sistemáticas de vírus nos computadores, o que levantou à suspeita de uma invasão coordenada contra os sistemas da pasta. No mesmo dia, os servidores de dados do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foram alcançados por um hacker. O autor do ataque cibernético criptografou todo o acervo de processos do tribunal e bloqueou o acesso às caixas de e-mail de ministros. Depois de muito trabalho dos técnicos do tribunal e de peritos de empresas terceirizadas, apenas seis dias depois, no dia 9, os serviços puderam ser retomados no ritmo normal.

No dia 15 de novembro, dia do primeiro turno das eleições municipais no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reportou uma tentativa de invasão massiva proveniente dos Estados Unidos, da Nova Zelândia e do próprio Brasil para tentar ultrapassar as barreiras de segurança de tecnologia da informação do tribunal. Segundo as autoridades, no entanto, o ataque não teve êxito.

Essa lista de eventos envolvendo entidades do setor púbico lança um alerta para gestores de TI de organizações e empresas com relação à proteção de dados. Separamos a seguir uma lista de itens para quais você, gestor de TI, deve se atentar para garantir a segurança das informações corporativas. Acompanhe!

 

Conheça e zele pelos princípios da segurança da informação

Toda organização que lida com dados e conexões de rede deve estar atenta aos conceitos fundamentais que, quando observados, geram um nível de proteção satisfatório nas operações. São eles:

- Confidencialidade: esse princípio aponta para a garantia de que cada conjunto de dados esteja disponível apenas pelas pessoas autorizadas pela gestão da organização. Tendo essa premissa em mente, as empresas garantem que informações sensíveis sejam controladas e não sejam acessadas sem os devidos mecanismos de monitoramento e controle;

- Integridade: esse pilar visa garantir que os arquivos mantenham-se funcionais e intactos, sem se corromperem por conta de mal uso interno ou influência externa.

- Disponibilidade: essa palavra designa o esforço de garantir que os arquivos possam ser consultados pelos usuários na hora que precisarem, sem surpresas, falhas sistêmicas ou problemas de conectividade.

- Autenticidade: nesse pilar estão envolvidos todos os esforços para garantir que apenas as pessoas autorizadas tenham alçada para promover alterações na estrutura dos sistemas ou nos dados mais estratégicos. A certificação cria ainda uma camada adicional de segurança ao sistema.

- Confiabilidade: parceira da autenticidade, essa premissa garante que, quando for consultada, determinada base de dados está atualizada e com as informações corretamente imputadas.

           

Invista para garantir a Segurança da Informação

Investir numa rede de equipamentos e programas que garantam a segurança das informações para a sua empresa é importante por dois motivos: além de proteger os dados e sistemas contra invasores externos, também evita que internamente o mal uso ou a má intenção de algum colaborador comprometa as informações.

Pense nisso e busque para a sua empresa as ferramentas e soluções para administração da rede, varreduras preventivas, backups periódicos e sistemas de verificação em duas etapas para acesso a dados estratégicos.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância de ter softwares com licença na sua organização.

 

compartilhe:
Outras notícias
Baixe nossa apresentação
© Aviti soluções em tecnologia - Todos os direitos reservados. Política de Privacidade